Tendo em vista a constante procura por serviços de beleza, saúde e estética e a intenção de elevar a autoestima e qualidade de vida da população, o Instituto Federal Farroupilha, atendendo a legislação e o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, iniciou a oferta do Curso Técnico em Estética Integrado PROEJA no primeiro semestre de 2015, no Campus Santo Ângelo, buscando formar cidadãos críticos e autônomos, qualificando-os para atuarem neste seguimento.

Este curso é destinado a jovens e adultos que já possuem o ensino fundamental completo e têm 18 anos de idade ou mais. Ele integra o ensino médio ao curso técnico em estética, visando a formação humana e integral dos estudantes. Possui três anos de duração e oferta 35 vagas, anualmente, no turno da noite, com aulas de segunda a quinta-feira e 4 encontros semestrais nas sextas-feiras (turmas iniciantes a partir do ano de 2020).

O objetivo do curso é formar profissionais inovadores e dinâmicos, aptos a atuarem na área de saúde e beleza para aumentar a qualidade de vida da população, através da adequada escolha de técnicas e correta aplicação de protocolos estéticos corporais, faciais e capilares, respeitando a ética e legislações vigentes, focados no compromisso com o trabalho, na qualidade dos serviços prestados, na ciência, tecnologia e nas práticas de cidadania responsável. O curso ainda oportuniza a conclusão do ensino médio e a formação profissional de maneira articulada.

Ele está organizado em três núcleos de formação, que são: (1) o Núcleo Básico, composto de disciplinas que abordam conhecimentos e habilidades da educação básica, que estimulam a reflexão, argumentação, o raciocínio lógico, etc.; (2) o Núcleo Tecnológico, composto por disciplinas que perpassam as habilidades técnicas e garantem a habilitação profissional; (3) o Núcleo Politécnico, que contempla as disciplinas responsáveis por conhecimentos e habilidades tanto da educação básica quanto da educação técnica, garantindo a formação integral e a interdisciplinaridade.

Seu currículo foi pensado para garantir a articulação da formação acadêmica com o mundo do trabalho, associando conhecimentos construídos em diferentes disciplinas dos três núcleos de formação para a real prática profissional, e assim, favorecer a formação completa dos estudantes, de maneira reflexiva e crítica, visando a transformação de suas realidades e consequentemente, da nossa sociedade.

Clique aqui para acessar o Projeto Pedagógico do Curso no site institucional

No site institucional do IFFar, clique em:

  • Técnico em Estética Integrado PROEJA – para o PPC das turmas com início até o ano de 2019
  • Técnico em Estética Integrado Proeja (a partir de 2020) – para o PPC das turmas com início a partir de 2020